quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Projeto Interdisciplinar com o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA DIVERSIDADE: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR COM O USO DAS TICs

TEMÁTICA: Identidade e Diversidade Cultural
Palavras-chave: Etnias – Interdisciplinaridade – TIC

IDENTIFICAÇÃO

Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Dias
Santana do Livramento – RS
Interdisciplinaridade: Educação Física (Marli Werner) – Geografia (Neiva Ferreira) – História (Pórcia G. Vasconcellos) - Língua Espanhola (Niahskara M. Prado) – Língua Portuguesa (Eleida M. G. Pereira)
Membro-representante da gestão: Flávia V. Soares
Membro-representante dos funcionários: Emerson Vargas
Membro-representante dos pais/mães: Silvia dos Santos Torres
Alunos-representantes: Sofia (5ª1), Franciellen (5ª2), Antonio (6ª2), Olinco (7ª), Gabriela/Jéssica (6ª1), Henrique/Lucas (8ª).
Coordenação do Projeto: Pórcia Guimarães Vasconcellos

JUSTIFICATIVA

O reconhecimento da importância de desenvolver projetos contextualizados, envolvendo professores de mais de uma disciplina com a participação da comunidade escolar, assim como a crescente demanda da Secretaria de Educação em Santana do Livramento, que tem promovido reuniões periódicas, com professores e gestores incentivando a interdisciplinaridade nas escolas municipais, como também, a perspectiva da chegada de novos equipamentos informatizados conectados à Internet, na E. M. E. F. Professor Dias motivou um grupo de professores a enfrentar o desafio de trabalhar com a interdisciplinaridade e integrar as novas tecnologias da informação e da comunicação no seu contexto de trabalho.
A proposta é usar as ferramentas da Internet e sites de redes sociais para viabilizar a interação da comunidade escolar no planejamento, desenvolvimento e avaliação do projeto interdisciplinar e tem, neste aspecto, como referência, o artigo “Trocas Interdisciplinares em Projetos com o Uso da Internet” que está sendo defendido no curso de Especialização - TICs Aplicadas à Educação – UFSM – Pólo Santana do Livramento, pela professora Pórcia Guimarães Vasconcellos.
A interdisciplinaridade requer a contextualização e a interação entre os participantes, por isso é importante que a comunidade escolar participe do processo em todas as suas etapas para que ocorra a troca de conhecimentos e experiências.
O tema do projeto: “Identidade e Diversidade Cultural” está inserido no plano de ensino do ano 2010 que foi acordado pelos professores de séries finais do ensino fundamental e pelos gestores da escola.
Devido à importância de responder algumas questões: quem somos? De onde viemos? E pensando em delimitar a área de abrangência de pesquisa, optou-se pelo enfoque na formação da população de Santana do Livramento, na construção da identidade cultural, no reconhecimento da diversidade cultural e nas formas de resistência aos preconceitos e desvalorização cultural. A escolha deste enfoque foi motivada pela Lei de ensino obrigatório da história e cultura de povos indígenas e afrodescendentes e pela política nacional de combate ao racismo, preconceitos e discriminação. Sendo assim, pretende-se estudar e investigar as etnias indígenas que, no passado, contribuíram para a formação da cultura local e regional, assim como as contribuições dos afrodescendentes e da comunidade árabe que vive em Santana do Livramento, uma vez que, freqüentemente, são alvos de preconceitos ou incompreensões e de desrespeito às suas memórias e manifestações culturais e religiosas.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:
                Refletir sobre o processo de construção da identidade cultural em Santana do Livramento e como lidar com a diversidade em um espaço constituído por uma pluralidade étnica e cultural, a partir da compreensão de aspectos históricos, sociais, econômicos e religiosos, hábitos e costumes da comunidade árabe, dos afrodescendentes e dos antigos povos indígenas e seus processos de dominação e resistência.
               
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar os grupos étnicos que contribuíram para a formação da população de Santana do Livramento.
- Compreender o modo de vida dos grupos indígenas que habitaram a região de Santana do Livramento, seus processos de dominação e resistência aos colonizadores e suas contribuições para a formação da cultura local e regional.
- Conhecer as formas de identificação cultural dos afro-descendentes, em Santana do Livramento e de resistência ao racismo, preconceitos e desvalorização cultural.
- Conhecer a contribuição dos árabes na cidade de Livramento no que se refere à economia, religião, alimentação, música, dança, vestuário, costumes, jogos e lazer.
                 
REFERENCIAL TEÓRICO
                                                        
Para pensar na construção da identidade de uma população, nesse caso a população da cidade de Santana do Livramento, é preciso ter um olhar para a diversidade cultural e para a pluralidade étnica. O olhar também deve ir além dos limites territoriais, pois no espaço de fronteira: Livramento – Rivera (entre Brasil e Uruguai) as trocas culturais são contínuas.
O que nos faz ser reconhecidos como santanenses? Pode-se simplificar apontando o sotaque, o vocabulário, certos comportamentos, festas e manifestações da fronteira.  Pode-se afirmar que a população é múltipla na sua formação étnica. A palavra etnia pode estar ligada à noção de raça, religião, língua, uma história comum, um território comum, uma origem comum e uma consciência de pertencimento (D’ADESKY, 2005 apud KRETZMANN, 2007).
É por meio da cultura que um grupo étnico constrói a sua identidade e requer o reconhecimento de outros grupos, pois a identidade se afirma no reconhecimento daquilo que “nós somos”, o que nos diferencia em relação aos outros (NETO; BEZZI, 2008).
Entende-se que as identidades não se limitam a uma origem étnica, mas se revelam a partir da tomada de consciência das particularidades históricas, culturais, religiosas, sociais e regionais.
Portanto, o “reconhecimento da diversidade cultural não impede o processo de unificação”, ou seja, não impede a construção de uma identidade santanense ou de uma identidade da “fronteira da paz”. (KRETZMANN, 2007).
No entanto, é preciso defender a não homogeneização e, também, o não fechamento e isolamento das culturas e comunidades étnicas, pois o reconhecimento da diversidade cultural pode também levar à discriminação e ao racismo quando se defende a preservação das culturas a partir da separação e distanciação dos grupos étnicos e culturais.
Apenas com o reconhecimento do valor de todas as culturas, com o respeito a todos os grupos étnicos pode-se pensar em uma construção de uma identidade na diversidade, entendendo que a nossa identidade fronteiriça está no reconhecimento da nossa diversidade étnica, cultural, religiosa, entre outros.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O projeto interdisciplinar será planejado, desenvolvido e avaliado através de interações presenciais e interações on-line envolvendo a comunidade escolar, ou seja, professores, gestores, funcionários, alunos e pais.
Para as interações mediadas pelo uso da Internet será criado um grupo no e-mail, no qual estarão autorizados a participar os professores envolvidos no projeto, um aluno representante de cada turma (duas 5ª séries, duas 6ª séries, uma 7ª série e uma 8ª série), um funcionário, um membro da equipe de gestão e um pai ou mãe. As atividades do grupo de professores e representantes da comunidade escolar envolvem o planejamento do projeto, a troca de informações e conhecimentos dos trabalhos em andamento, o feedback dos trabalhos dos alunos e o do projeto quanto às dificuldades
A coordenação do projeto terá a atribuição de motivar as interações que possam ocorrer com o uso de ferramentas da Internet, tais como, o e-mail com arquivo em anexo e o MSN; promover a conexão entre as disciplinas; proporcionar o diálogo entre os participantes; integrar os objetivos e as atividades; possibilitar o planejamento; disponibilizar textos sobre os temas abordados; buscar soluções para problemas técnicos; fomentar o equilíbrio nas relações afetivas e atitudes.
O Orkut da Escola Professor Dias, que pode ser acessado no endereço prof.dias@yahoo.com, será disponibilizado para as interações on-line aberta à comunidade escolar.
Será realizado um diagnóstico dos conhecimentos técnicos dos professores e dos representantes da comunidade escolar envolvidos no projeto e, com base nele, outro espaço virtual (site, Facebook ou blog) será criado para dar visibilidade ao texto escrito do projeto, aos registros das atividades dos alunos no desenvolvimento do projeto e aos trabalhos concluídos pelos alunos.
As atividades e trabalhos previstos com vistas a alcançar os objetivos propostos, são os seguintes:

ATIVIDADES:
·         Pesquisa bibliográfica e em Internet;
·         Leitura de textos e definição de conceitos: cultura, identidade cultural, diversidade cultural, etnia, raça, racismo, preconceito, discriminação, interdisciplinaridade;
·         Confecção de artesanatos típicos;
·         Degustação de pratos típicos;
·         Visitação a espaços de valorização e preservação da memória histórica e cultural na fronteira Livramento – Rivera;
·         Entrevistas com filmagens e/ou fotografias;
·         Entrevistas on-line com questionário enviado por e-mail com arquivo em anexo;
·         Confecção de mapas e cartazes;
·         Produção de slides usando o Power Point;
·         Produção de vídeo usando o Movie Maker;
·         Atividades de expressão corporal com músicas típicas;
·         Gravação de músicas típicas, através da Internet;
·         Registros fotográficos e filmagens das atividades desenvolvidas;
·         Participação em enquetes e fóruns sobre os temas trabalhados no projeto;
·         Criação de jogos e brincadeiras com regras baseadas na representação dos momentos de lazer e das atividades praticadas pelos grupos étnicos em estudo;
·         Palestras e dramatização de aspectos culturais dos grupos étnicos em estudo;
·         Leitura e produção de contos e poemas.

CONTEÚDOS:

Indígenas:
·          Relações com os colonizadores e com outros grupos indígenas; produção de alimentos; produção de artefatos; contribuições para a formação da cultura local e regional; atividades, jogos e brincadeiras; vocabulário; mapa de localização; espaços de preservação da memória da cultura indígena na fronteira Livramento – Rivera.

 Afrodescendentes:
·         Festas, expressões artísticas e musicais na fronteira;
·         Organizações que resgatam e preservam a história e a cultura africana -afrodescendente na fronteira Livramento – Rivera;
·         Comunidade remanescente quilombola de Ibicuí da Armada;
·         Palavras de origem africana;
·         Poemas e contos sobre os afrodescendentes na fronteira Livramento –Rivera;
·         Os processos de escravização e resistência dos afrodescendentes no RS e em Santana do Livramento;
·         Mapa de localização dos quilombos no RS e da comunidade remanescente quilombola de Ibicuí da Armada;
·         Centros de religião afro-brasileira no bairro de localização da escola;
·         Políticas de ação afirmativas e abordagens dos conceitos de raça, etnia, racismo, preconceito, discriminação;


Comunidade Árabe:
·         Principal atividade econômica, religiões, costumes, culinária, músicas, danças, jogos e brincadeiras;
·         Aspectos históricos da formação da comunidade árabe na fronteira;
·         Religião muçulmana;
·         Contribuições da comunidade árabe na fronteira Livramento – Rivera;
·         Abordagens dos conceitos de identidade - diversidade cultural e preconceitos.

RECURSOS

As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação disponíveis para este projeto são:
·         Um computador conectado à Internet na sala de administração da escola;
·         Um DVD e duas televisões;
·         Um aparelho de CD, caixas de som e um microfone;
·         Notebooks pessoais de professores, usados freqüentemente em sala de aula;
·         Computadores conectados à Internet nas residências dos professores e de muitos alunos;
·         Câmaras digitais de professores e de muitos alunos;
·         Celulares com câmera;
                Outros materiais necessários são: madeira, cartolina, papel pardo, papel A4, fitas adesivas, livros, tintas, pincéis, canetas, barbantes, folha de isopor, tesoura, cola, mapa da cidade de Santana do Livramento.

CRONOGRAMA

O planejamento das atividades e estudos deverá se realizar no mês de setembro e as atividades e trabalhos serão desenvolvidos até fins de novembro. O trabalho será apresentado no Projeto Agenda Histórica, da Secretaria de Educação de Santana do Livramento, e também, seus resultados preliminares serão divulgados no artigo científicoTrocas Interdisciplinares em Projetos com o Uso da Internet”, do curso de Especialização em TICs Aplicadas à Educação – UFSM – Pólo Santana do Livramento. O projeto será apresentado na Feira das Ciências, em 23 de outubro de 2010, tendo sua culminância em 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”.

Cronograma das atividades e conteúdos:
·         1ª semana de setembro – elaboração do projeto pelos professores através da ferramenta e-mail com arquivo em anexo. Discussão on-line e presencial entre os professores e representantes da comunidade escolar sobre o planejamento do projeto.
·         2ª semana de setembro – planejamento das atividades e estudos com os alunos e professores. Interação on-line e presencial.
·         3ª semana de setembro - pesquisa em Internet sobre as etnias do RS e de Santana do Livramento - Rivera. Confecção de mapas da distribuição regional das etnias. Interação on-line e presencial.
·         4ª semana de setembro – Pesquisa na Internet e livros sobre os primeiros habitantes indígenas, a escravização de afrodescendentes no RS e em Santana do Livramento, a história de povoamento dos árabes na fronteira Livramento – Rivera, a religião muçulmana e aspectos da cultura árabe. Interação on-line e presencial entre os participantes.
·         1ª semana de outubro –. Leitura e produção de textos, poemas, histórias em quadrinhos e planejamento de entrevistas. Oficinas, atividades de expressão corporal ou dramatização. Criação de fóruns e enquetes no Orkut da escola. Interação on-line e presencial.
·         2ª semana de outubro – Realização de entrevistas com filmagens e fotografias, confecção de mapas, desenhos e cartazes. Visitação a espaço de preservação da memória cultural na fronteira e/ou palestra na escola. Digitação de textos, em slides (Power Point) ou produção de um vídeo, em Movie Maker. Participação em enquete e fóruns no Orkut da escola. Interação on-line e presencial.
·         3ª semana de outubro – Formatação e correção dos trabalhos. Participação em enquete e fóruns no Orkut da escola. Organização e apresentação dos trabalhos na “Feira das Ciências”. Interação on-line e presencial.
·         4ª semana de outubro – Planejamento de entrevistas na comunidade quilombola remanescente Ibicuí da Armada. Criação de um site de rede social e postagem dos trabalhos dos alunos. Participação em fóruns e enquetes no Orkut da escola. Interação on-line e presencial.
·         1ª semana de novembro – Visitação à comunidade quilombola remanescente Ibicuí da Armada e registro com fotos e filmagens.  Entrevistas sobre aspectos religiosos e culturais dos afrodescendentes no bairro da escola. Participação em fóruns e enquetes. Interação on-line e presencial.
·         2ª semana de novembro – Visitação ou palestra sobre os afrodescendentes na fronteira Livramento - Rivera. Produção de um vídeo ou slides com os trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre os afrodescendentes. Participação em fóruns e enquetes. Interação on-line e presencial.
·         3ª semana de novembro – Organização e apresentação dos trabalhos sobre a cultura e história dos afrodescendentes na fronteira Livramento -Rivera no “Dia da Consciência Negra”. Avaliação do projeto interdisciplinar. Interação on-line e presencial.

AVALIAÇÃO

Serão considerados os seguintes critérios de avaliação dos alunos no processo de desenvolvimento do projeto:
·         Interesse e participação do aluno nas atividades do grupo.
·         Clareza e desenvoltura na apresentação oral dos trabalhos.
·         Organização e clareza do trabalho escrito, imagens, ou sons com o uso das TIC.
·         Auto-avaliação da turma.
A avaliação final do projeto será feita pelos professores do projeto e pelos representantes dos alunos, dos funcionários, dos gestores e dos pais, quanto às facilidades e dificuldades do uso das TIC em projetos interdisciplinares.

REFERÊNCIAS

A Imigração árabe na fronteira (parte 1) e (parte 2). Blog: Jogos da Memória. Organizado por Marlon Aseff e Liane Chipollino Aseff. Disponível em http://www.jogosdamemoria.blogspot.com/2010/03/imigração-arabe-na-fronteira-parte.html. Acesso em 05/09/2010.
ALBORNOZ, Suzana G. Sobre Senhora Sant’ana ou os caminhos perdidos das identidades. Mesa Redonda: A ética das mulheres, no Simpósio Internacional: As Mulheres e a Filosofia, Linguagem ou algo do gênero: UNISINOS, São Leopoldo, 12.11.2003. Disponível em: http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/sobre_senhora_santana_caminhos_identidades.pdf Acesso em 06/09/2010.

ALBORNOZ, Vera do P. L. Fronteira Gaúcha: Santana do Livramento. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Memorial do Rio Grande do Sul, Caderno de História, num. 36, 2009.
ETNIAS GAÚCHAS. Estado do Rio Grande do Sul. Secretaria de Turismo Esporte e Lazer. Disponível em: http://www.turismo.rs.gov.br/uploads/1239121722Historico_da_Imigracao_RS.pdf Acesso em 06/08/2010.
FIABANI, Adelmir. Mato, Palhoça e Pilão: o quilombo da escravidão às comunidades remanescentes (1532-2004), 1ª Ed., São Paulo: Expressão Poupular, 2005.
KRETZMANN, C. G. Multiculturalismo e diversidade cultural: comunidades tradicionais e a proteção do Patrimônio Comum da Humanidade. Dissertaçào de Mestrado em Direito – UCS, 2007. Disponível em: http://tede.ucs.br/tde_arquivos/2/TDE-2007-07-17T132738Z-121/Publico/Dissertacao%20Carolina%20G%20Kretmann.pdf  Acesso em 20/08/2010.
MATTOS, Jane R. Basília, Felicidade e Belisaria: Fragmentos da escravidão em Santana do Livramento/RS. Disponível em:

NETO, H. B.; BEZZI, M. L. Regiões culturais: a construção de identidades culturais no Rio Grande do Sul e sua manifestação na paisagem gaúcha.  Dissertação de Mestrado. CAPES.  Sociedade & Natureza, Uberlândia, 20 (2): 135-155, DEZ, 2008. Disponível em: http//www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza  Acesso em: 25/08/2010.

PILETTI, Felipe. História: Rio Grande do Sul. Ilustrador Guilherme Vianna. São Paulo: Ática, 2004.
PRIMO, A. F. T. Ferramentas de interação em ambientes educacionais mediados por computador. Educação, v. XXIV, n. 44, p. 127-149, 2001. Disponível em: http://www.pesquisando.atravesda.net/ferramentas_interacao.pdf Acesso em: 10/08/2010.
SANTANA DO LIVRAMENTO: História, Cultura e Tradição. Guia Informativo e Pedagógico para Apoio ao Trabalho Docente nas Escolas Municipais. Secretaria da Educação,  Cultura e Desporto, Serviço de Supervisão Escolar, 2002.
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THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ., vol.13, num. 39, Rio de Janeiro, Sept./Dec. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782008000300010&script=sci_arttext&tlng=target=_blank  Acesso em: 08/07/10.

2 comentários:

  1. olá, realmente o projeto é muito bom e deve sim ser muito divulgado. ensina os alunos que podemos ir além das fronteiras d sala de aula e ainda utilizar a internet como aliada da educação.

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  2. Parabéns pela bela iniciativa. Gostamos muito do conteúdo.

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